segunda-feira, 1 de março de 2010

PINGUIM PROMOVE REUNIÃO COM PREFEITO PARA USO DE ENERGIA SOLAR NO MUNICÍPIO


A pedido do vereador Fabiano Pinguim (PDT), foi realizada uma reunião entre o prefeito Mário Heins, do mesmo partido, secretários de diferentes pastas do Executivo, e o coordenador da iniciativa Cidades Solares, Délcio Rodrigues, diretor-executivo do Instituto Ekos Brasil, organização da sociedade civil para a promoção do desenvolvimento sustentável.

O encontro teve como objetivo a apresentação de projeto sobre a utilização de energia solar no município. A capacitação de profissionais para a instalação desse tipo de equipamento, a criação de leis que incentivem o uso de energia solar nos diversos segmentos da comunidade e a viabilidade da utilização desta tecnologia nos prédios públicos e em futuros projetos habitacionais foram alguns dos assuntos debatidos.

Participaram dessa reunião os secretários municipais de Obras, Kênio Freitas, de Educação, Herb Carlini, e de Negócios Jurídicos, Mauro Rontani. A gestora ambiental Patrícia Donaire, responsável pelo desenvolvimento do código ambiental do município, e os engenheiros José Carlos Mantovani, Simone Briaconi e Davi Evangelista, assessor técnico da Câmara Municipal, também estiveram presentes na reunião.

De acordo com Pinguim, é importante que a Administração Municipal se preocupe com a questão ambiental e dê exemplo para os cidadãos. “No Governo Federal já ocorre uma nova política habitacional que abre a possibilidade de implantação de equipamentos de aquecimento solar de água nas habitações do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, proporcionando economia de energia elétrica e a melhoria da qualidade de vida aos futuros moradores. Acho que essa mesma política poderia ser implantada em Santa Bárbara”, disse.

O parlamentar destacou como vantagens ambientais do uso de aquecimento solar, além de ser uma energia gratuita, o fato de essa fonte ser limpa, contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa, alinhando-se ao Plano Nacional sobre Mudança do Clima, em atendimento às metas de eficiência energética do Plano Nacional de Energia. “Durante o encontro, foi sugerido o estudo da implantação de um projeto piloto no loteamento Santa Fé. Além da questão ambiental, essa medida beneficiaria as famílias com a redução das contas de luz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário