O vereador Fabiano Ruiz Matinez, o Pinguim (PDT), recebeu nesta semana resposta à indicação 938/09, de sua autoria, referente à compra de seringa adequada para a aplicação de insulina em diabéticos do município. No documento, encaminhado à Administração Municipal em agosto, o parlamentar destacava a reclamação de diabéticos em relação ao tamanho da agulha, que devido ao tamanho, causava muito desconforto aos pacientes que precisavam aplicar insulina diversas vezes ao dia.
Em resposta assinada pelo secretário de Governo, Gilmar Margato, a Prefeitura destaca que as seringas foram compradas no início do ano por meio de processo de licitação, obedecendo a legalidade que determina esse sistema de aquisição. Ele destaca, no entanto, que a marca vencedora por contemplar todos os quesitos está sendo substituída por outra empresa, reconhecida no mercado por ser modelo padrão de qualidade, após a Administração Municipal ser informada dos diversos problemas que estavam ocorrendo.
Ainda em agosto, o vereador Pinguim havia encaminhado um ofício ao deputado estadual Roberto Engler (PSDB), pedindo empenho do parlamentar para a destinação de insulina e de seringas específicas para a aplicação desse medicamento a Santa Bárbara d’Oeste. Em sua resposta, o deputado afirmou que o município já recebe, mensalmente, quantidades médias de 2.160 fracos de insulina NPH Humana e 20 frascos de insulina humana regular. Em relação aos insumos para o controle de diabetes, tais como seringas, agulhas, fitas medidoras, Engler destacou que o Estado já repassa recursos da ordem de R$ 0,30 por habitante/ano, sendo que o município deve acrescentar o mesmo montante, para esta finalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário