segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PINGUIM PROPÕE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL


O vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Fabiano Pinguim (PDT), protocolou neste mês o Projeto de Lei 88/2009, que autoriza o Poder Executivo Municipal a incluir as disciplinas de Educação Física e Artes-Educação na rede municipal de ensino fundamental. O projeto também autoriza a Prefeitura a contratar professores para a rede municipal de ensino fundamental, para ministrar apenas as atividades de que trata essa propositura.
Pinguim explica que, por essa proposta, pretende-se inserir no ensino fundamental do município as disciplinas de Educação Física e Artes-Educação, com professores especializados nessas áreas, mas sem prejudicar os docentes que ministram as demais disciplinas no ensino fundamental. O vereador afirma também que esse projeto não tem o objetivo de reduzir a carga horária das disciplinas já oferecidas aos estudantes, nem de alterar a jornada de trabalho ou o salário dos professores municipais.
De acordo com Pinguim, o ensino de Educação Física nas escolas municiais apenas se justifica, se for realizar um projeto integrado com as demais disciplinas, almejando desenvolver a consciência sobre a experiência humana e autonomia, por meio de práticas corporais. Ele ressalta que essa disciplina melhora as habilidades motoras, como correr, andar, pedalar e outros; auxilia a reduzir lesões; melhora a auto-estima das crianças, assim como o senso de responsabilidade e grupo.
Já as aulas de Artes-Educação seriam importantes para o desenvolvimento do senso estético dos alunos, o que é uma maneira permanentemente válida de apreender o mundo e atuar sobre ele, por meio de uma atividade dotada de sentido. Pinguim destaca que isto é especialmente válido quando a realização das potencialidades do ser humano e sua preparação para a cidadania e o trabalho são considerados.
Ainda de acordo com o parlamentar, com a contratação de profissionais especializados nessas disciplinas, os alunos teriam condições mais satisfatórias de aprendizado, uma vez que o número de disciplinas oferecidas pelos professores do ensino fundamental já é grande. “Muitas vezes, os professores não promovem atividades nas áreas de Artes e Educação Física, por falta de tempo de preparar esse tipo de aula. Outras vezes, o ensino dessas disciplinas é feito de maneira improvisada”, disse.

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