segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PINGUIM SE REÚNE COM SUPERVISORES DO PROGRAMA DE COMBATE À CEGUEIRA E AO GLAUCOMA NO MUNICÍPIO


O vereador Fabiano Pinguim (PV), recebeu em seu gabinete, a visita dos supervisores do Programa de Combate à Cegueira e ao Glaucoma, Assis Muniz
 e Cláudio Matos. Esse programa, ligado ao Centro de Oftalmologia do Hospital Santa Bárbara (Santa Casa de Misericórdia), foi implantado no Município em junho deste ano, tendo atendido mais de 2,5 mil pacientes em menos de seis meses.

“Viemos aqui para informar o Legislativo a respeito desse programa, que tem capacidade para atender até 4 mil pessoas por mês. Por intermédio dos vereadores, pretendemos levar ao conhecimento da população a existência desse tipo de serviço. O exame é importante, pois o glaucoma não apresenta em 99% dos casos sintomas e pode cegar”, afirmou Muniz. Durante a reunião, Pinguim convidou os visitantes para se apresentarem na Tribuna Livre da Câmara, durante a 44ª Reunião Ordinária, dia 27.


A avaliação da saúde dos olhos também tem auxiliado no diagnóstico da catarata. Na região, esse programa tem autorização do DRS (Departamento Regional de Saúde) para a realização de 900 cirurgias neste ano, sendo 300 apenas com pacientes de Santa Bárbara d’Oeste. “Neste ano já efetuamos 97 cirurgias e temos mais 30 agendadas para este final de semana. Se atingirmos 300 cirurgias neste ano, em 2013 vamos obter recursos para realizar o dobro”, disse Matos.


Para ser atendido no Hospital Santa Bárbara, onde poderá realizar a avaliação da saúde dos olhos, os pacientes devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro, para obter a guia de encaminhamento. “Estamos realizando primeiro as cirurgias dos casos mais avançados de catarata, mas pretendemos atender todos os pacientes que nos procurarem. No momento, também estão em tratamento 250 glaucomatosos”, afirmou.


Para o vereador Fabiano Pinguim, a apresentação dos supervisores do programa na Câmara vai ajudar na divulgação desse tipo de serviço. “Nós vereadores somos procurados com frequência por munícipes com catarata, muitos com a doença em estágio avançado. No caso do glaucoma, é importante que as pessoas procurem atendimento médico para evitar a perda da visão. Por isso, pedi o espaço da Tribuna Livre, para informar os demais parlamentares e, por meio da imprensa, a população em geral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário