quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PINGUIM PEDE FISCALIZAÇÃO NA VENDA DE ÁLCOOL GEL

O vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Fabiano Pinguim (PDT), protocolou Indicação 903/09, pedindo que a Administração Municipal fiscalize e oriente os estabelecimentos que comercializam álcool em gel no município. Segundo ele, por causa da nova gripe, muitos consumidores têm se confundido e comprado álcool em gel comum, destinado à limpeza doméstica, em vez de álcool gel 70%, que pode ser utilizado como anti-séptico, sem provocar o ressecamento da pele.
Pinguim destaca que, nos estabelecimentos comerciais, as pessoas não têm sido orientadas a comprar o álcool em gel adequado e que podem desenvolver alergias ao produto destinado à limpeza doméstica. “O álcool em gel com concentração acima de 70% contém em seu rótulo, mas em letras reduzidas, o que dificulta a leitura, a indicação de que, se em contato com a pele, o local deve ser lavado em água abundante”, afirmou.
Após reclamações de alguns munícipes, que acabaram se dirigindo a unidades de saúde com as mãos vermelhas e com a pele irritada, o vereador pede que a Prefeitura, por meio do setor competente, certifique os estabelecimentos que comercializam o álcool gel e alerte a população com cartazes sobre o produto mais recomendado para o uso nas mãos.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todo o álcool gel que promete ter ação antisséptica deve ter concentração de 70% e contar com registro na Anvisa. A procura pelo álcool em gel aumentou nas últimas semanas devido à necessidade de higienização das mãos, para evitar a transmissão do vírus da nova gripe A (H1N1), que pode ser contraído no caso do contato com alguma superfície contaminada por uma pessoa infectada e posterior contato das mãos com olhos, boca e narinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário